Sessão ordinária 09/03/2022

Marques de Souza - A Câmara de Vereadores aprovou na tarde desta quarta-feira, dia 09, os Projetos de Lei nº 021 e 026/2022, bem como o Ante-Projeto nº 001-02/2022, de autoria do vereador Wilkyns Gross (PTB).

O Projeto de Lei nº 021/2022, que autoriza o Poder Executivo a incluir meta no PPA e na LDO, contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal e dá outras providências teve pedido de vistas do vereador Roberto Giovanella (PDT), porém o pedido foi negado. Na discussão do projeto, o vereador Rubens Heineck (Republicanos), se posicionou favorável à aprovação. “Não sabemos como a inflação irá se comportar nos próximos anos, por isso entendo que devemos aprovar o projeto”, comenta.

O vereador Roberto Giovanella (PDT), pediu para se abster da votação.

O vereador Roberto Kremer (PTB), explicou que não é contra o empréstimo, mas sim de deixar dívida para o próximo gestor de Marques de Souza. “O município deveria ter feito uma reunião com a comunidade para ouvir a opinião dela”, destacou.

A matéria foi aprovada por 7 votos favoráveis e 2 abstenções, dos vereadores Kremer (PTB) e Giovanella (PDT).

Os vereadores ainda aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 026/2022, que altera dispositivos da Lei nº 2054, de 09/12/2021, que estabelece a Política Tributária para o exercício de 2022 e dá outras providências e, também, o Ante-projeto nº 001-02/2022, que dispõe sobre a implantação de dispositivo "bueiros inteligentes e ecológicos", no âmbito do município de Marques de Souza e dá outras providências.

No espaço regimental, a vereadora Sandra Scherer (PP) falou sobre o requerimento  nº 017-02/2022, pelo qual requer ao Sr. Prefeito que instale uma praça para recreação infantil e da comunidade no espaço institucional do loteamento Closs, no Bairro Cidade D’Água.

O vereador Paulo Fleck (PP), apresentou dois requerimentos, sendo eles de nº 018 e 019-02/2022. Seu primeiro pedido faz referência a necessidade de limpeza do valetão existente na propriedade da Sra. Suzana Dhein Rieth, desde a avenida 10 de Novembro, pois o local é infestado de mosquitos. Também requer ao Sr Prefeito a roçada da estrada Geral do Núcleo Habitacional Nova Esperança, principalmente no trecho onde reside o Sr. Amilton Kehl e a família Meyer.

O vereador Amenófis Stacke (Republicanos), falou sobre o Projeto de Lei nº 021/2022 e fez referência a uma publicação nas redes sociais sobre o assunto. Stacke destacou que o lugar de discutir política é na Câmara de Vereadores e não nas redes sociais. O republicano também apresentou dados sobre o projeto encaminhado e destacou a importância de realizar estas obras de pavimentação.

Tribuna

A tribuna foi ocupada pelos vereadores Rubens Heineck, Wilkyns Gross e Amenófis Stacke. Todos os pronunciamentos podem ser conferidos na página da Câmara de Vereadores e também no Facebook.

Da mesma forma, os projetos e votações podem ser acessados no site da Câmara Municipal de Vereadores, pelo endereço https://marquesdesouza.rs.leg.br/.

A próxima sessão ocorre na quarta-feira, dia 16 de março, às 17h15min.

PL 021/2022 - Autoriza o Poder Executivo a incluir meta no PPA e na LDO,    contratar operação de crédito com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e dá outras providências.

PL 026/2022 - Altera dispositivos da Lei 2054 de 09/12/2021, que estabelece a Política Tributária para o exercício de 2022 e dá outras providências.

Anteprojeto de Lei 001-02/2022 - Dispõe sobre a implantação de dispositivo "bueiros inteligentes e ecológicos", no âmbito do município de Marques de Souza e dá outras providências.

Foto: Vereadores aprovam contratação de empréstimo

Data de publicação: 09/03/2022