Marques de Souza surgiu por volta de 1880, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães que se instalaram ao longo do rio Forqueta, os italianos chegaram em 1885 e se instalaram na região mais alta.

O Município que tem uma extensão de 127,1 Km² , era o 5º Distrito do município de Lajeado, após a luta da Comissão de Emancipação que era composta pelos senhores Nilvo Rubem Ritter, Dorival Künzel, Bruno Edison Sbaraini, Arno Fiegenbaum, Pedrinho Adão Kremer, Regina Inês Scherer, Edvino Claas, Ireno Lazzaron, Reni Rother, Nélio Arlindo Schneider, Milton Orlando Sbaraini, Marino Kich, Waldemar Paulo Kerber e Telmo Stacke, tornou-se independente.

O município de Marques de Souza foi criado como entidade federativa pela Lei Estadual nº 10.665, de 28 de dezembro de 1995, emancipando-se do Município de Lajeado, levando consigo também os distritos de Tamanduá e Vila Fão que mais tarde passou a denominar-se apenas de Fão, que em 30 de outubro de 2006, através da Lei Municipal 732/2006, atendendo a uma vontade da população daquele distrito, passou a denominar-se Bela Vista do Fão.

Em 01 de janeiro de 1997, foi instalada a primeira Administração Municipal, integrada pelos poderes Executivo e Legislativo. Foi um período muito difícil, pois não havia nada em termos de estrutura. A Prefeitura foi instalada em um prédio que servia de Sub-Prefeitura; a Câmara de Vereadores foi instalada no porão, ou seja, térreo do referido prédio, que tinha piso bruto e não tinha divisórias. Para que os vereadores tivessem onde desenvolver suas atividades, o Presidente, vereador Darci Gross, providenciou mesinhas e cadeiras emprestadas do CTG Caminhos da Serra e da Escola Ana Néri. Os trabalhos, como atas, ofícios e outros documentos eram redigidos numa máquina Remington antiga. O primeiro computador foi adquirido em 1998, quando também foi promulgada a Lei Orgânica Municipal, mais precisamente em 09 de dezembro de 1998.

Durante 1997, foi melhorada a estrutura física do prédio, colocadas divisórias, permitindo a instalação das bancadas e secretaria distintamente e assim se teve uma continuidade; a cada ano melhorias foram feitas.

Compartilhe!