Sessão ordinária 08/02/2023

Marques de Souza - A Câmara Municipal de Vereadores de Marques de Souza, retornou nesta quarta-feira, dia 02, com as sessões ordinárias do terceiro ano legislativo. No retorno, os vereadores discutiram e votaram quatro Projetos de Lei oriundos do Poder Executivo, sendo eles nº 001, 002, 003 e 005/2023. O PL 004/2023 foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação. O vereador Amenófis Stacke (Republicanos), fez uso do espaço regimental para pedir acordo aos líderes de bancada para que os Pls 001, 002, 003 e 005/2023 fossem colocados em votação. Com o acordo de todas as bancadas, a presidente da mesa, Sandra Scherer (PP), colocou os projetos na pauta do dia.

O vereador Rubens Heineck (Republicanos) apresentou três requerimentos. No primeiro, requer ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Obras a limpeza das valetas na estrada municipal que vai desde a propriedade do Sr. Jair Ihme até a sede da Sociedade Esportiva Picada Flor. Também requer ao Prefeito que agilize a obra da estrada de acesso entre a sede da Sociedade Esportiva Picada Flor até as proximidades da residência da família de Heinz Krüger, com a construção do pontilhão ou estiva para facilitar o trânsito de veículos agrícolas, pois daqui mais alguns dias não poderão mais fazer uso da rodovia BR 386. Por fim, solicita ao Prefeito e ao Secretário de Obras a pavimentação com asfalto ou concreto da curva na  estrada de Picada Flor entre as propriedades de Heitor Allebrandt e Claudio Kunz, para facilitar o trânsito de veículos.

Os vereadores Rudi Heid (PTB) e Osmar Finatto (Republicanos) apresentarm em conjunto o requerimento nª 004-03/2023, no qual requerem ao Prefeito Municipal que mantenha os incentivos para os corais, Grupo de Danças Schön  Ist Die Jugend, CTG Caminhos da Serra, bem como alguma forma de auxiliar os grupos da terceira idade, que tem despesas grandes com transporte. Finatto ainda apresentou o requerimento nº 005-03/2023, pelo qual solicita um estudo sobre a possibilidade de transformar a cancha de pedra da Praça da Matriz do Distrito de Bela Vista do Fão em cancha de areia, já que, segundo os moradores do local, teria mais utilidade.

O vereador Roberto Kremer (PTB) apresentou os requerimentos nº 006, 007 e 008-02/2022, no qual requer ao Prefeito Municipal que estude a possibilidade de instalar alguns brinquedos para crianças menores na praça Adolfo Laufert, no centro da cidade. Kremer requer também ao Prefeito e ao Secretário de Obras que sejam realizadas melhorias no Parque Nova Berlin da Forqueta: Demarcar as pistas, colocar placas, uma pista para caminhada e outra para bicicletas; fazer o ajardinamento entre as pistas com flores permanentes, como exemplo: agapantos e nos pergolados plantar trepadeiras para dar sombra aos usuários. Por fim, o petebista requer ao Executivo Municipal que seja perfurado um poço artesiano em Linha Atalho com urgência. “Os moradores estão enfrentando sérios problemas com a falta de água até para consumo humano”, comenta.

A vereadora Sandra Scherer (PP), apresentou dois pedidos, sob nº 009 e 010-03/2023. No primeiro, a vereadora requer  ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Obras melhorias e reparos na estrada geral entre Linha Atalho e Alto Linha Tigrinho, principalmente no moro nas imediações das propriedades de Flávio e  Diego Richter, onde o trânsito é prejudicado em função de uma valeta que se criou no meio dessa  via. Sandra também solicita ao Executivo Municipal a instalação de redutores de velocidade na Avenida Benjamin Dörr, proximidades da EMEI Brilho de Infância e da Oficina DAMOTO, em função do grande fluxo de veículos, crianças e demais pessoas que frequentam o parque Nova Berlin da Forqueta.

Durante a sessão foram eleitos os novos membros das comissões da casa.

A Comissão de Justiça e Redação terá como Presidente para o próximo biênio, Roberto Kremer (PTB), Relator Roberto Giovanella (PDT) e Secretário Paulo Fleck (PP). A Comissão de Finanças e Orçamento terá como Presidente Amenófis Stacke (Republicanos), Relator Roberto Kremer (PTB) e Secretário Rubens Heineck (Republicanos). A Comissão de Educação, Saúde, Ação Social, Turismo e Meio Ambiente terá como Presidente Rudi Heid (PTB), Relator Osmar Finatto (Republicanos)  e Secretário Paulo Fleck (PP).

A próxima sessão foi convocada pela Presidente da Casa, Sandra Scherer (PP) para a quarta-feira, dia 15 de fevereiro, às 17 horas.

PL 001/2023 - Altera a Lei Municipal nº 1837, de 05 de abril de 2019, que dispõe sobre a estrutura administrativa e o funcionamento do Poder Executivo Municipal de Marques de Souza e dá outras providências.

PL 002/2023 - Autoriza o Poder Executivo a abrir Créditos Especiais, indica recursos e dá outras providências.

PL 003/2023 - Autoriza o Poder Executivo a custear despesas decorrentes da realização do 8º Campeonato Integração de Bocha, indica recursos e dá outras providências.

PL 005/2023 - Fica o Poder Executivo autorizado a contratar um (01) Professor – Séries Iniciais e um (01) Monitor Educacional, em caráter temporário e emergencial, estabelece sua remuneração e dá outras providências.

Foto: Sessões ordinárias vão ocorrer nas quartas-feiras, às 17 horas

Data de publicação: 08/02/2023