Sessão ordinária 31/05/2023

Marques de Souza - A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta quarta-feira, dia 31 de maio, a última sessão ordinária do mês. O Poder Executivo encaminhou dois Projetos de Lei, sob nº 040 e 041/2023. O Projeto de Lei nº 040/2023 autoriza o Poder Executivo a realizar despesa com o evento anual da “Festa da Bergamota”, promovido pela comunidade de Bela Vista do Fão, indica recursos e dá outras providências, e o Projeto de Lei nº 041/2023, institui o Plano Municipal de Cultura de Marques de Souza, para o período 2023 – 2033. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade.

O vereador Rubens Heineck (Republicanos) apresentou os requerimentos nº 032 e 033-03/2023. No primeiro, requer, ao Prefeito Municipal que seja trocada a lixeira da localidade de Picada Wassen, mais precisamente em frente a casa de Adair Sbardeloto, pois a mesma é muito pequena. O vereador também requer ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Obras o patrolamento da Estrada da Saibreira, em Alto Linha Tigrinho, até a propriedade de Flávio Richter.

O vereador Amenófis Stacke (Republicanos) apresentou três requerimentos, sob nº 034, 035 e 036-03/2023. Stacke requer ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Obras, reparos no asfalto da Avenida Benjamin Dörr, nas proximidades do entroncamento com a avenida 10 de Novembro e também na curva próxima a ponte, que liga o município de Marques de Souza ao município de Travesseiro. O vereador também requer, ajustes na Praça Recanto Livre, em especial nos brinquedos. “Se possível realizar uma pintura nova para uma melhor conservação dos mesmos”, solicita. Amenófis também sugere a instalação de cinzeiros, próximo aos bancos para manter um ambiente mais limpo. Por fim, solicita a conclusão dos trabalhos de melhoria na estrada geral, e aos acessos às propriedades na comunidade de Linha Perau.

O vereador Osmar Finatto (Republicanos), não apresentou nenhum requerimento, mas aproveitou o espaço para falar da agenda realizada em Porto Alegre em busca de recursos para o Distrito de Bela Vista do Fão.

O vereador Rudi Heid (PTB), falou sobre o Projeto de Lei nº 040/2023 e criticou o valor a ser repassado para a Festa da Bergamota, uma vez que as outras comunidades receberam um valor bem inferior. “Não sou contra a festa, mas todas as comunidades merecem o mesmo valor”, comenta.

Os pronunciamentos podem ser conferidos na página da Câmara de Vereadores https://marquesdesouza.rs.leg.br/ ou no Facebook https://www.facebook.com/camaramarquesdesouza/ .

A próxima sessão foi convocada para a quarta-feira, dia 07 de junho, às 17 horas.

PL 040/2023 – Autoriza o Poder Executivo a realizar despesa com o evento anual da “Festa da Bergamota”, promovido pela comunidade de Bela Vista do Fão, indica recursos e dá outras providências.

PL 041/2023 – Institui o Plano Municipal de Cultura de Marques de Souza, para o período 2023 – 2033.

Foto:  Vereadores aprovaram as pautas do dia.

Data de publicação: 31/05/2023

Créditos das Fotos: Felipe Augusto Stefani