Sessão da Câmara de Vereadores 16/06/2021

Marques de Souza - Na tarde desta quarta-feira, dia 16, ocorreu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, o Poder Executivo não encaminhou nenhum Projeto de Lei para apreciação dos vereadores.

No espaço regimental, o vereador Wilkyns Gross (PTB), apresentou o requerimento nº 036-01/2021, que  requer ao Executivo Municipal e a Secretariada Saúde, a inclusão de lactantes, gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, como prioridade na vacinação contra a Covid-19 no âmbito do município de Marques de Souza. Em sua manifestação o vereador destacou que pesquisas recentes mostram que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos pelo leite materno. “Ao também vacinar as lactantes sem doenças pré-existentes, estaremos fortalecendo o aleitamento materno e protegendo ambos do coronavírus.”, explicou o vereador. Gross ainda retirou o Anteprojeto de Lei nº 004/2021, de sua autoria, pelo qual pedia que o poder executivo custeasse a passagem para os estudantes do ensino superior, técnicos e supletivo. “Como o Poder Executivo irá auxiliar os estudantes no segundo semestre, não há motivos para dar andamento neste projeto”, finaliza.

O vereador Amenófis Stacke (Republicanos), usou o espaço para falar sobre alguns requerimentos feitos diretamente aos secretários. Conforme relatado, o vereador solicitou ao Secretário de Obras, Marcelo Stoll, que seja estudada a possibilidade de reformar a pinguela da localidade de Linha Perau, que dá acesso à comunidade de Forqueta. “Além de servir como travessia, é também um ponto turístico e fica próxima dos campings”, comentou. Stacke também parabenizou o Esporte Clube Travesseirense pela ação realizada no último sábado com a venda de almoço, em formato drive thru, que teve como objetivo repassar o valor do lucro ao Hospital Marques de Souza. “Isso mostra a força das duas comunidades em prol do nosso hospital”, se alegra.

Na ordem do dia, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, o PLCM nº 002-01/2021, que institui no âmbito do Município de Marques de Souza o Programa Farmácia Solidária – SOLIDARE, e dá outras providências. O projeto é de autoria dos vereadores da bancada republicana, Rubens Heineck, Osmar Finatto e Amenófis Stacke. O vereador Rubens Heineck falou sobre o projeto elaborado em conjunto com os colegas de partido e também lembrou que o mesmo projeto foi encaminhado e aprovado na legislatura passada, porém o ex-prefeito vetou sua aplicação.

A próxima sessão ocorre quarta-feira, dia 23 de junho, às 17h30 min.

Data de publicação: 16/06/2021