Sessão da Câmara de Vereadores 10/11/2021

Marques de Souza - Na tarde desta quarta-feira, dia 10, ocorreu a 46ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, um projeto de origem do Poder Executivo foi encaminhado para apreciação dos vereadores. O líder de governo, Amenófis Stacke (Republicanos), solicitou acordo das lideranças para que os projetos fossem incluídos na ordem do dia. Com o consenso de todos os líderes de bancada, o Projeto de Lei nº 070 que autoriza o Poder Executivo a adquirir uma motocicleta 0 km, indica recursos e dá outras providências, foi aprovado por unanimidade.

No espaço regimental, o vereador Wilkyns Gross (PTB) apresentou o requerimento nº 076-01/2021, que trata sobre o “Projeto de Olho no Futuro”. O projeto, de iniciativa da Joalheria e Ótica Libra e do vereador, visa realizar o teste de visão nas crianças e adolescentes estudantes das escolas do município, de forma voluntária e gratuita. Conforme o vereador, todos os estudantes da educação infantil e ensino fundamental serão beneficiados, tanto da rede municipal quanto estadual de ensino. “Peço a parceria com a Administração Municipal de Marques de Souza, no custeio de parte dos óculos, como por exemplo, lentes e armações. Com essa atividade estaremos incentivando a saúde e a educação de nossas crianças e adolescentes”, friza o vereador.

O vereador Roberto Kremer (PTB), apresentou dois requerimentos, um que solicita ao Executivo Municipal a possibilidade de levar acesso à internet banda larga gratuita para todas as praças do município de Marques de Souza, bem como dar início a expansão para áreas rurais, que atualmente contam com pouca estrutura. “As empresas que disponibilizarem a rede WiFi de forma gratuita terão permissão de uso e exploração de publicidade em praças públicas”, sugere Kremer. Este convênio poderá ser firmado pelo Município regulando a velocidade mínima da internet e o modelo de exploração de propaganda. Oferecer acesso à internet de forma rápida e gratuita é um dos objetivos do Projeto Marques Conectada. “As vantagens são claras, como comunicação, segurança, educação e entretenimento”, explica. No seu segundo pedido, o vereador requer que o Poder Executivo tome providências no sentido de arrumar e ornamentar o canteiro central da Avenida Dez de Novembro, plantando flores e plantas permanentes, tais como tagetes, onze horas, buxus, cicas e agapantos.

O vereador Osmar Finatto (Republicanos), pediu licença do mandato da Câmara de Vereadores entre os dias 17 de novembro e 16 de dezembro, a fim de tratar de assuntos particulares.

Após a sessão, os vereadores receberam a visita da representante da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), a fim de estender o convite para o Seminário Nacional de Legislativos e Gestões Municipais, que ocorrerá entre os dias 08 e 11 de dezembro na cidade de Encantado.

A próxima sessão ocorre na quarta-feira, dia 17, a partir das 17h15min.

Foto01: Vereadores aprovaram a compra de uma moto 0K m

Foto02: Vereadores receberam o convite da AVAT