Sessão ordinária 20/07/2022

Marques de Souza - A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta quarta-feira, dia 20, mais uma sessão ordinária. Na pauta do dia foi apresentado apenas um Projeto de Lei de origem do Poder Executivo, o PL nº 069/2022, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação dos Artesãos de Marques de Souza, abrir crédito suplementar, indica recursos e dá outras providências. O projeto foi aprovado por unanimidade.

O vereador Osmar Finatto (Republicanos) apresentou o requerimento nº 060/2022, que requer ao Executivo Municipal que faça reforma urgentemente no Posto de Saúde de Bela Vista do Fão. Em sua manifestação, o vereador explicou que os azulejos estão caindo, o piso está levantando e que várias janelas não abrem ou não fecham. Também requer que seja feita uma reforma geral no Posto de Saúde de Tamanduá, onde entre outras situações, a questão do telhado é crítica. “Ambas as reformas são necessárias para evitar o fechamento das unidades em caso de aferição de ente superior”, destacou.

O vereador Roberto Giovanella (PDT) apresentou o requerimento nº 062/2022, pelo qual solicita ao Executivo Municipal que informe qual o retorno financeiro que empreendimentos recentemente construídos, como aviários e chiqueiros, dão ao município. Solicitou também qual o retorno proveniente do condomínio avícola de Vasco Bandeira.

Tribuna

O espaço foi ocupado pelo vereador Rubens Heineck (Republicanos) que falou sobre o requerimento nº 061/2022, que questiona o baixo valor pago por litro de leite ao produtor e o elevado preço pago pelo referido produto pelo consumidor final, considerando que, de longa data o preço do leite sobe durante a entressafra, ou seja, entre abril e junho, pois é, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPÉA), quando o clima mais seco prejudica a disponibilidade e a qualidade das pastagens. Em sua manifestação, o vereador disse que segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), nem o produtor e nem a indústria causaram essa situação de preços elevados para o consumidor final de leite em todo o país. De acordo com o órgão, a  seca prolongada prejudica as pastagens e diminuiu a oferta de alimentação para as vacas e a inflação e a escassez de insumos elevaram brutalmente os custos de produção, uma vez que além da seca outros fatores, tais como custos com energia elétrica, gás combustíveis, mão de obra e outros insumos encareceram toda cadeia leiteira. Diante desses fatos, o vereador solicitou à Mesa Diretora o encaminhamento de ofício para o Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura do Estado, assim como para a bancada gaúcha na Câmara Federal e Senado Federal para que, de forma conjunta, seja encontrada uma solução para a questão leiteira do país. “Não é justo que o produtor que trabalha de sol-a-sol, exposto às intempéries receba um valor minguado e o consumidor final pague valores exorbitantes pelo leite”, destacou. Heineck pediu ainda que a Mesa Diretora encaminhe o expediente para as Câmaras de Vereadores do Vale do Taquari, bem como das demais regiões do Rio Grande do Sul, para que estas também se manifestem perante os órgãos através de Moção de Apoio.

Todos os projetos e votações podem ser conferidos no site da Câmara Municipal de Vereadores, pelo endereço https://marquesdesouza.rs.leg.br/.

A próxima sessão foi convocada para a quarta-feira, dia 20 de julho, às 17h15min.

PL 069/2022 - Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE MARQUES DE SOUZA, abrir crédito suplementar, indica recursos e dá outras providências.

Foto: Vereadores aprovaram repasse a Associação de Artesãos

Data de publicação: 20/07/2022