Sessão ordinária 19/04/2023

Marques de Souza - A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta quarta-feira, dia 19, mais uma sessão ordinária de 2023. O Poder Executivo encaminhou cinco Projetos de Lei para apreciação dos vereadores.  Com o acordo de todas as bancadas, os Pls foram colocados na ordem do dia e em seguida colocados em discussão e votação. Todos os Pls foram aprovados por unanimidade.

O vereador Amenófis Stacke (Republicanos) fez uso da tribuna. O seu pronunciamento pode ser conferido na página da Câmara de Vereadores https://marquesdesouza.rs.leg.br/ ou no Facebook https://www.facebook.com/camaramarquesdesouza/ .

A Presidente da Mesa, vereadora Sandra Scherer, convocou a próxima sessão para a quarta-feira, dia 26, às 17h.

Após a sessão, a Câmara de Vereadores sediou o encontro entre lideranças políticas e empresariais dos municípios de Marques de Souza e Travesseiro, a fim de discutir ações sobre as obras de duplicação da BR 386.

Na pauta esteve a preocupação com o trevo de acesso a cidade, ruas laterais e a segurança dos munícipes. O presidente da Comissão de Duplicação, Amenófis Stacke, fez a abertura da reunião e demonstrou sua preocupação com a atual situação das obras e com a falta de diálogo com a concessionária. Stacke destacou ainda a distância que os munícipes farão a mais em função dos retornos serem distantes.

O Prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, falou aos presentes sobre o histórico do processo de duplicação. “Logo no primeiro mês de governo buscamos conversar com a CCR sobre as alterações sobre a duplicação, buscando o que é de melhor para a cidade e para quem circula”, explica. Mertz fez ainda duras críticas ao projeto elaborado e da falta de entendimento da concessionária para adequar a realidade do município. “Dia 27 deste mês, temos agenda com o diretor da ANTT região Sul, em Florianópolis, onde iremos apresentar nossas propostas e pedir o apoio da Agência no diálogo com a CCR”, finalizou. O Prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier, comentou estar ciente da situação, e que o município está engajado na busca das alterações necessárias para a obra. “Não adianta termos a via maravilhosa, se não conseguimos acessar o município de forma segura”, destaca. Southier ainda lembrou que quase 80% da produção do município de Travesseiro é escoada pela BR 386. “Precisamos unir forças para solucionar este problema”, finalizou.

PODER EXECUTIVO

PL 026 – Autoriza o Poder Executivo a abrir Créditos Especiais e suplementar,  indica recursos e dá outras providências

PL 027 – Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA MARQUES DE SOUZA - AEMASO, indica recursos e dá outras providências.

PL 028 – Autoriza o Poder Executivo do município de Marques de Souza –RS a firmar convênio com o município de Travesseiro – RS, para execução de iluminação sobre a ponte sobre o rio Forqueta, que faz divisa entre os dois municípios, incluir meta no PPA e na LDO, abrir crédito especial e dá outras providências

PL 029 – Autoriza o Poder Executivo a aumentar e atualizar  meta no PPA 2022-2025 e na LDO/2023, abre crédito suplementar, indica recursos e dá outras providências.

PL030 - Autoriza o Poder Executivo a incluir meta no PPA 2022-2025 e na LDO/2023, abre crédito especial, indica recursos e dá outras providências.

Foto: Prefeitos e vereadores participaram da reaunião

Data de publicação: 19/04/2023