Sessão ordinária 18/10/2023

Marques de Souza - A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta quarta-feira, dia 18, mais uma sessão ordinária do mês de outubro. O Poder Executivo não encaminhou nenhum Projeto de Lei. A presidente da Casa, vereadora Sandra Scherer (PP), colocou o PL 088/2023,  que estava baixado para a comissão de Justiça e Redação na pauta do dia. Após discutido, o PL foi aprovado por unanimidade.

Os vereadores também aprovaram o requerimento 064-03/2023, em que todos os Vereadores requerem à Mesa Diretora e ao Plenário, dispensadas as demais formalidades regimentais Moção de Apoio aos produtores de leite do Município de Marques de Souza, Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. Através desta proposição, com o motivo da grande redução ao preço recebido, nos solidarizamos em apoio aos mesmos, pedindo a redução da importação do leite, postulando que os produtores de leite deste Município e Estado recebam subsídios para compra de ração, sementes e adubação para fazerem o alimento para os seus animais.

O vereador Rudi Heid (PTB) apresentou os requerimentos 060 e 61-03/2023. No primeiro, Heid requer, a pedido de um munícipe, que o Executivo Municipal e o Departamento de Trânsito instalem redutores de velocidade na estrada Berthold Engelhard, pois muitos condutores exageram na velocidade nessa estrada que agora está pavimentada. “Sou contra a instalação de quebra-molas”, afirma o vereador, que pede que haja uma fiscalização com radar móvel para disciplinar o trânsito, o qual poderia ser utilizado também em outras vias. Heid também requer ao  Prefeito Municipal e ao Secretário de Obras a realização de operação tapa buraco

na estrada geral de Linha Atalho até Linha Orlando, principalmente em frente a E.E.E.F. Severino Freiner.

O vereador Roberto Giovanella (PTB) apresentou o requerimento 062-03/2023, no qual requer ao Prefeito Municipal e à Secretaria de Obras melhorias urgentes na estrada geral desde a BR 386 até a sede distrital de Bela Vista do Fão, pois devido às constantes chuvas as condições de trafegabilidade estão prejudicadas. “Todas as estradas estão precisando de melhorias, mas peço urgência neste trecho que está bastante danificado”, conclui.

O vereador Amenófis Stacke (Republicanos) utilizou a tribuna para falar sobre a moção de apoio ao setor leiteiro, que devido a grande importação de leite em pó, principalmente do Uruguai, está afetando os produtores. Stacke também falou sobre sua agenda de compromissos na capital Gaúcha, junto do vereador Rudi Heid e do vice-prefeito, Lairton Heineck.

Os pronunciamentos completos podem ser conferidos na página da Câmara de Vereadores https://marquesdesouza.rs.leg.br/ ou no Facebook https://www.facebook.com/camaramarquesdesouza/ .

A Presidente da Mesa, vereadora Sandra Scherer, convocou a próxima sessão para a próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, às 17 horas.

PL 088/2023 -  Autoriza o Município de Marques de Souza a efetuar cessão de uso não onerosa de imóvel público para a União Marques-souzense de Clubes de Mães e dá outras providências.

Foto: vereadores pedem solução para a crise do leite

Data de publicação: 18/10/2023